Mulheres no Exército No nosso país o Alistamento Militar não é obrigatório para as mulheres como em alguns outros países, mas elas podem se alistar como voluntárias nas funções de militares temporárias ou militares de carreira.

Desta forma as mulheres interessadas precisam prestar concursos para que possam seguir carreira no Exército Brasileiro, mas desempenham cargos nas mesmas condições dos oficiais do sexo masculino e concorrem a promoções no mesmo patamar que eles, inclusive recebem as mesmas instruções militares.

Hoje em dia já podemos encontrar mulheres que alcançaram o posto de Major e outras são sargentos, tenentes e capitães.

Se você é mulher e pretende seguir carreira no Exército terá que prestar concurso nas seguintes escolas militares:

  • Instituto Militar de Engenharia
  • Escola de Saúde do Exército
  • Escola de Formação Complementar do Exército.

Se você for querer ser um sargento ou oficial temporário terá que participar das seleções realizadas pelas Regiões Militares que são ao todo doze distribuídas em vários estados do Brasil.

Portanto hoje é muito comum encontrarmos oficiais mulheres porque é uma carreira muito promissora e não existe mais tanto preconceito como antigamente.

Se você estiver interessada basta ficar de olho nas datas de inscrições nas escolas acima citadas ou nas sedes das Regiões Militares que poderão se inscrever e fazer a sua parte no Exército Brasileiro.

Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars 6 votos
Loading ... Loading ...